segunda-feira, 17 de maio de 2010

Linguagem que precupa

Após o surgimento do computador observa-se cada vez mais a tendência de deixar de lado (aposentar) materiais escolares que sempre foram nossos companheiros mais fiéis e seguros: “E é de conhecimento geral e apregoado a quem queira ou mesmo a quem não queira escutar que a qualidade na escrita está relacionada a prática, a utilização cotidiana, ao uso regular dessa importantíssima ferramenta chamada escrita¹”.

Preocupa-nos a linguagem “micro” - sem vocabulário digno e consistente – onde, de maneira proposital e ingênua, deixa-se de lado o que há de mais nobre e sublime na linguagem, ou seja, o lado lúdico, poético e romântico que dão lugar ao grotesco e cafona, ao ridículo e insignificante.

Realmente é muito salutar e inteligente registrar o que fazemos, pois assim estaremos contribuindo para as futuras gerações, ao contrário do que ocorreu com nossos antepassados que deixaram de registrar, por vários motivos, seus inventos e descobertas.

Outro fato que assusta é a maneira como está sendo utilizada nossa língua: “nóis vai”, “nóis vamo ir” e assim por diante. E o pior disso tudo é que os diversos meios de comunicação aderirão e estão fazendo escola. Onde vamos chegar, ou será, onde vamos parar com isto?

1. João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

3 comentários:

  1. Óla!
    Parabéns seu blog esta legal.
    Um abraço
    Rose.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a linguagem é uma preocupação que ronda todos os educadores, porém é importante que o educador conheça a tecnologia, para que possa intervir de forma adequada.
    Somente conhecendo as possibilidades é que podemos trabalhar significativamente com todas as tecnologias disponíveis.

    ResponderExcluir
  3. Caro colega, os blogs do curso foram criados com o objetivo de ser um espaço de aquisição de conhecimento por meio das experiências educacionais. Eu não sabia que poderia ser usado para colocar foto de mulher com pouca vestimenta. Que barbaridade chê!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim